A Biblioteca Sobre Rodas, projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, está aproveitando as férias escolares para renovar seu acervo. Neste mês de janeiro, a secretaria está recebendo doações de livros no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília.
Os livros doados estão sendo encaminhados para uma bibliotecária, que cataloga os títulos e faz a triagem para definir quais irão para a estante da biblioteca e os que vão compor o acervo da Biblioteca Sobre Rodas, que doa e troca livros.
“Com o início do ano letivo de 2025, a Biblioteca Sobre Rodas retoma as atividades. Parte do roteiro de visitas é definido com as escolas e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros”, explica o secretário de Cultura, Anderson de Souza.
O projeto foi lançado em abril de 2024, com o objetivo de incentivar a leitura. No ano passado, quase dez mil pessoas foram impactadas pela iniciativa, segundo a secretaria, que também promove atividades culturais como contação de histórias e teatro.
Desde o lançamento, o projeto esteve em cerca de 50 locais entre escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e ainda no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O acervo conta obras voltadas para crianças, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais.
“É um projeto de democratização da leitura, fundamental na formação de novos leitores. Priorizamos os bairros que não contam com uma biblioteca pública para entregar gratuitamente livros a pessoas de todas as idades. Além disso, o sistema de troca nos dá acesso a obras que estavam empoeirando nas prateleiras e vão passar as mãos de novos leitores”, acrescentou o secretário de Cultura. (Foto: Divulgação)