A Câmara de Volta Redonda aprovou nesta quinta-feira, em segunda votação, um projeto de lei de autoria do vereador Betinho Albertassi (UB) que prevê a instalação de botões do pânico nas unidades de ensino da cidade. Esses botões, além de ativar um alarme visual e sonoro, servirão para acionar imediatamente as autoridades de segurança, visando atendimento de situações emergenciais.
“Nesta semana um ataque feito por um estudante de 13 anos matou uma professora esfaqueada e deixou outras quatro pessoas feridas em uma escola de São Paulo. Enquanto o município não tem recursos suficientes para colocar um guarda municipal em cada escola, nós precisamos criar outras políticas públicas de prevenção para reforçar a segurança nas escolas, proporcionando mais tranquilidade aos alunos, familiares e professores”, destaca Betinho Albertassi, que complementa: “O projeto visa promover uma ação rápida das forças de segurança. Os botões do pânico deverão ser instalados em locais onde os funcionários possam acioná-los facilmente nos casos em que entenderem necessários”.
Após a aprovação pela Câmara Municipal, o projeto agora segue para o prefeito Antônio Francisco Neto, que terá 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.