Um menino de 8 anos e um bebê de 1 ano de idade ficaram soterrados, na madrugada desta segunda-feira (30), quando a residência da família foi atingida pelo deslizamento de um muro de contenção que está sendo construído na Rua A, no bairro Siderlândia, em Barra Mansa. Os dois sofreram escoriações, com mais quatro pessoas da família – os pais e dois irmãos – foram levados à Santa Casa de Misericórdia. A casa foi interditada pela Defesa Civil, juntamente com outras quatro. Na Rua Suinã, outra casa foi atingida por um muro, mas ninguém se feriu.
O muro de contenção cedeu por volta das 3 horas. “Com a queda e deslizamento, uma casa localizada abaixo do nível da via foi afetada. Nos cômodos atingidos estavam quatro crianças e um casal dormindo. Duas ficaram soterradas – um menino de 8 anos e um bebê de 1 ano. As seis vítimas foram socorridas pelos Bombeiros com escoriações leves e encaminhados para a Santa Casa”, explicou o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos.
Ele acrescentou que logo após, os militares acionaram a Defesa Civil, que se deslocaram para o local. “Ao todo, cinco residências foram interditadas ao longo da Rua A e a via pública isolada. Os carros dos moradores foram retirados e apenas o tráfego de ambulâncias está permitido”, concluiu.
As equipes fizeram a impermeabilização do solo utilizando lona plástica, devido à previsão de chuvas fortes em Barra Mansa pelo menos até quinta-feira (2). Os profissionais também atuaram na Rua Suinã, onde a queda do muro de uma residência também provocou danos em dois postes. A Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, foi acionada para restabelecer as estruturas. A passagem já foi desobstruída pela prefeitura.
Os moradores das casas interditadas no bairro foram cadastrados por membros da Secretaria de Assistência Social para ter acesso ao Aluguel Social. A família desabrigada está na casa de amigos e a Secretaria Municipal de Assistência Social também disponibilizou cesta básica para auxiliar as vítimas e ainda estuda um ponto de apoio, se necessário, até a liberação do subsídio.
Estrada de Rialto – Em Rialto, a chuva causou a queda de barreiras ao longo da via de acesso ao distrito. Equipes da prefeitura e do Saae foram mobilizadas para a limpeza. Foram retirados bambuzais, árvores e terra da Estrada Governador Chagas Freitas. (Foto: Paulo Dimas)