Barra Mansa encerrou 2024 com o maior número de homicídios entre as cidades que compõem o 5º Departamento de Polícia de Área (DPA): foram 61 assassinatos registrados entre os dias 1º de janeiro e 30 de dezembro, segundo um levantamento feito junto ao ISP (Instituto de Segurança Pública). O total é quase o dobro do que foi registrado no mesmo período em Volta Redonda, maior cidade da região, que fechou o ano com 35 homicídios. Depois de Barra Mansa, a cidade com o maior número de homicídios foi Resende: 41 ao longo de 2024.
O levantamento foi feito apenas com o intuito de apurar os dados deste ano, não sendo feito nenhum comparativo com o ano anterior.
As cidades abrangidas pelo 5º DPA que tiveram o menor número de assassinatos no ano passado foram Porto Real, Rio das Flores e Mendes, todas com um caso apenas registrado. Pinheiral aparece em seguida, com dois. Já em Engenheiro Paulo de Frontin nenhum homicídio foi registrado.
Nas demais cidades o número de assassinatos contabilizados foram: Angra dos Reis (22), Paraty (20), Barra do Piraí (20), Itatiaia (16), Valença (13), Miguel Pereira (13), Mangaratiba (12), Vassouras (8), Rio Claro (7), Piraí (6). Nas 17 cidades que integram o 5º DPA, o total de homicídios chegou a 279.
Mortes por intervenção – Quando levantados os números de mortes por intervenção policial, Angra dos Reis ficou na liderança dos casos registrados. Foram 17 entre 1º de janeiro e 30 de dezembro de 2024. Barra Mansa aparece em segundo, com oito. Volta Redonda ficou em terceiro, com cinco registros.
Entre as cidades abrangidas pelo 5º DPA houve ocorrências deste tipo também em Itatiaia (2), Resende (1), Porto Real (1) e Paraty (1). Foram 36 casos na região do 5º DPA.
Roubo de veículos – Se o total de homicídios apurado em é razoável para o tamanho de sua população e poder econômico, quando se trata de roubo de veículos Volta Redonda ficou na liderança. Foram 31 casos no período analisado. E, também neste item, Barra Mansa aparece em segundo lugar, com 28 ocorrências. Outras que tiveram este tipo de crime no ano passado são Angra dos Reis (12), Resende (6), Rio Claro (4), Piraí (3), Paraty (3), Itatiaia (3), Mangaratiba (2) e Vassouras 1.
O levantamento incluiu também roubo a transeunte. Nesta modalidade de crime, Volta Redonda novamente registrou o maior número de casos: foram 47, seguida de Barra Mansa e Angra dos Reis, ambas com 18. Em seguida aparecem Paraty (12), Resende (9), Mangaratiba (6), Valença (2), Piraí (2) e Pinheiral (2). (Foto: Arquivo)