A Secretaria Estadual de Saúde informou, na tarde desta quinta-feira (5), que está confirmado o primeiro caso de novo coronavírus (COVID-19) no estado do Rio. A vítima é uma mulher, de 27 anos, moradora de Barra Mansa.
A vítima esteve na Itália entre 9 e 23 de fevereiro e procurou uma unidade de saúde dia 1º de março. O resultado foi confirmado pela Fiocruz, que valida os casos de todo o país.
“Ela segue bem. É uma forma branda. Está em isolamento familiar. Os contatos familiares estão sendo acompanhados”, disse o secretário estadual de Saúde Edmar Santos.
O número de casos suspeitos de coronavírus nesta quinta-feira (5) é de 79 no Rio. Desde o início da análise até quarta, outros 58 casos suspeitos foram descartados.
O caso de Barra Mansa, é o oitavo caso confirmado do Brasil – seis outros foram diagnosticados em São Paulo e mais um no Espírito Santo. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. Dois pacientes de São Paulo, foram contaminados por transmissão local, ou seja, dentro do território nacional, já que tiveram contato com o primeiro infectado.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde até a tarde desta quinta, 636 suspeitos são monitorados e outros 378 casos já foram descartados por exame laboratorial.