A Brigada Voluntária de Barra Mansa, que faz parte da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), realizou na segunda-feira, dia 31 de março, o resgate de uma Iguana, no bairro São Judas Tadeu. De acordo com a equipe de fiscalização, a ação ocorreu após a solicitação de moradores que encontraram o réptil em situação de vulnerabilidade. Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental, Felipe Rodrigues, o animal não tem habitat natural na região, levantando suspeitas sobre sua origem.
– O réptil foi encontrado e não ofereceu riscos quando resgatado, pois se trata de um animal extremamente manso, o que demonstra a possibilidade de ter sido domesticado. O animal passou por avaliação veterinária no Zoológico de Volta Redonda, que constatou baixo peso e desidratação – explicou Felipe, acrescentando que após um período de observação, a Iguana será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, localizado na cidade de Lorena, em São Paulo.
Felipe ainda ressaltou que a posse, a venda ou o transporte desses animais sem a devida autorização ambiental é crime, passível de detenção e multa. “O comércio desses animais traz grandes prejuízos ambientais, pois promove o sofrimento dos mesmos, além do desequilíbrio de ecossistemas quando são introduzidos fora de seu habitat natural”, acrescentou.
A Brigada Voluntária faz parte Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa. O contato e as denúncias de crimes contra a fauna podem ser realizados pelos telefones (24) 2106-3406 ou (24) 98813-6722.