A onda de assassinatos que Barra Mansa vem enfrentando desde o início do ano está fazendo prosperar uma série de boatos que acabam causando medo e até pânico nos moradores. Durante a quarta-feira (22), com direito a fotos, circularam em redes sociais boatos sobre um suposto duplo homicídio nas proximidades do Sest-Senat, na Vila Barbará – fato que não ocorreu.
Na manhã desta quinta (23), um vídeo mostrando pessoas correndo dentro da Santa Casa de Misericórdia em razão de uma suposta tentativa de invasão do hospital por homens armados. A correria houve (veja o vídeo no final do texto), mas não a tentativa de invasão. O secretário municipal de Ordem Pública, major Daniel Abreu, publicou desmentido em uma rede social.
“Estão espalhando vídeos e relatos de uma suposta invasão na Santa Casa, isso não procede! Não houve qualquer ocorrência na Santa Casa, apenas um incidente com um carro, transportando paciente, vítima de uma queda de escada, que acabou colidindo com mureta, sem gravidade”, escreveu.
Segundo o secretário, logo após a chegada de um homem baleado na Vila Delgado (ele morreu antes de receber os primeiros socorros), uma família foi para o hospital com a vítima da queda na escada e o carro colidiu com a mureta da entrada da emergência. Logo em seguida, parentes aflitos bateram na porta, o que gerou a correria no corredor.
Mas, segundo Abreu, não foi só o boato de tentativa de invasão que ocorreu. “Pessoas mal intencionadas espalharam que houve troca de tiros com a Polícia Militar no hospital”, lamentou, dizendo ter recebido um áudio onde uma suposta testemunha afirma ter havido o tiroteio.
“Isso é péssimo para a cidade. Se fosse verdade, haveria milhares de vídeos na internet mostrando a troca de tiros”, disse o major. De acordo com ele, o fato ocorrido no último dia 17, quando três pessoas foram assassinadas em pleno Centro da cidade, acendeu um alerta, afetando a sensação de segurança dos moradores.
Daniel Abreu afirmou que as polícias Militar e Civil, juntamente com a secretaria, estão trabalhando para restabelecer a sensação de segurança. Lembrou que, na quarta-feira, o secretário estadual de Polícia Militar esteve na cidade visitando o local que poderá abrigar a Companhia Independente da corporação, há anos reivindicada por Barra Mansa.
“Com a instalação da companhia, que tem total autonomia, a cidade terá efetivo maior de policiais para cuidarem da segurança”, acrescentou, explicando que a companhia independente ficará subordinada ao 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), responsável pela coordenação dos batalhões da PM na região. (Imagens: Reprodução / Redes sociais)