O Grupo Arte em Missão, de Barra Mansa, com o apoio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, realizará no próximo dia 15 a encenação da Paixão de Cristo. O evento ao ar livre acontecerá a partir das 16 horas no bairro Vista Alegre. Com um total de 80 atores amadores em seu elenco, o grupo vem se preparando há dois meses e a estimativa para este ano é que cerca de duas mil pessoas assistam à encenação.
O projeto início em 2019, quando contou com a presença de cerca de 1,2 mil espectadores. No ano passado, com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espetáculo acabou cancelado. No ano passado, o grupo inovou e, para evitar aglomerações, um filme foi gravado e disponibilizado com transmissão ao vivo no Youtube, assistido por mais de cinco mil pessoas.
Para este ano, com a flexibilização do uso de máscaras e a retomada gradual dos eventos e atividades culturais, a encenação voltará novamente ao seu formato original e ocupará as a Rua Geraldo Davi Ferreti, Avenida Presidente Tancredo Neves, Rua Quinze e trecho da Estrada Quatis – Vista Alegre, num total aproximado de dois quilômetros.
O evento faz parte do calendário cultural da cidade, previsto no Sistema Municipal de Cultura e conta com o apoio da Fundação Cultura Barra Mansa.
“Administrar as mudanças e necessidades fazem parte de um espetáculo como este. Temos que ter muita disciplina para cumprir o que é proposto. Sempre é um grande desafio, temos que ter muita sabedoria para lidar com dificuldades e novidades que surgem e adequar para que espetáculo aconteça”, diz a coordenadora do grupo, Elma Mariano, ao celebrar a volta da encenação no formato original.
“O trabalho desenvolvido pelo grupo colabora para a manutenção da cultura popular do município. Eles têm muito capricho e cuidado com os detalhes do espetáculo e com os espectadores. Para nós é uma alegria sermos parceiros na execução desse projeto”, comentou o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo.
Jesus, o personagem principal da encenação, será protagonizado pelo ator Patrick Miquilino, que pela primeira vez viverá a experiência. “Viver um pouco do que Jesus passou na sua caminhada é algo surreal e vai além de qualquer explicação. Estar próximo ao público e poder sentir a emoção das pessoas será interessante. Foi desafiador o convite de gravar o filme, agora será um desafio maior ainda, mas me sinto preparado”, disse. (Foto: Paulo Dimas)
Ficha técnica
A Paixão de Cristo
Remontagem/Cenografia/Figurinos/ Direção: Criação Coletiva
Produção: Alisson Silva e Dayana Oliveira
Coordenação Geral: Elma Mariano
Assistente de cenografia: Marcos Ferreria e Paulino Vicente
Confecção e manutenção dos figurinos: Maria das Graças de Carvalho, Vilma Lopes e Gilda a Maria Aparecida
Equipe de coordenação de comunicação e assessoria de imprensa: Jeniffer Marcato, Camila Sales e Marlon Ribeiro
Fotografia: Vanessa Àvila
Realização: Grupo Arte em Missão
Apoio: Comunidade Nª Senhora Aparecida, prefeitura Municipal de Barra Mansa e Fundação Cultura Barra Mansa