O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, decretaram na noite desta sexta-feira (20), o fechamento total do comércio em suas cidades.
Em uma transmissão ao vivo, feita em uma rede social, Drable lamentou a forma com que as pessoas estão tratando a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Rodrigo Drable contou, que o Brasil caminha para o mesmo caminho que a Itália, onde já morreram milhares de pessoas, e onde o sistema de saúde já entrou em colapso. O prefeito de Barra Mansa também lamentou que por onde passa vê pessoas se abraçando, beijando e não tomando os devidos cuidados de higiene.
Drable também falou sobre os idosos que não estão levando a sério a situação de risco. “Tem idosos falando que já viveram muito. Gente, esses idosos que não estão nem aí, se ficarem doentes, vão ocupar leitos de jovens que querem viver ou de outros idosos que também querem viver. Temos que pensar no coletivo”, disse.
“Tem gente preocupada se seus filhos vão ter férias no meio do ano ou se poderão jogar futebol no final de semana. Não é momento para isso”, completou.
Por fim, após tentar esclarecer a cabeça das pessoas que assistiam sua transmissão ao vivo, o prefeito de Barra Mansa estabeleceu que à partir deste sábado (21), todos os templos religiosos estarão proibidos de realizar seus cultos, que todas as lojas de conveniência nos postos de combustíveis devem ser fechadas, assim como todos shoppings e galerias.
Drable também falou que à partir de domingo (22), todas as barracas da Feira Livre de Barra Mansa devem ser fechadas, assim como todo o comércio da cidade, exceto: supermercados, postos de combustíveis, farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação e delivery (entrega a domicílio).
Bares e restaurantes só poderão funcionar no sistema de delivery. Os estabelecimentos que ficarem abertos deverão controlar o público que frequentar o local, mantendo todos espaçados em cerca de 1,5m e disponibilizando itens de higiene a seus clientes, disse Drable na transmissão, que o leitor pode conferir, clicando AQUI.
Mais cedo, a assessoria da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, havia dito que o comércio funcionaria em horário especial.
Resende
Em Resende, o prefeito Diogo Balieiro determinou que a partir desta sexta-feira (20), todos os templos religiosos estão impedidos de realizar cultos. As lojas de conveniência também estão proibidas de funcionarem em postos de combustíveis, podendo funcionar apenas no sistema de delivery. O prefeito também determinou o fechamento do mercado popular.
À partir da segunda-feira (23), todas as barracas da Feira Livre deverão ser fechadas, assim como todo o comércio, exceto: restaurantes, postos de gasolina, farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação, supermercados, e estabelecimentos que funcionam no sistema de delivery.
O prefeito também tomou algumas medidas para preservar a saúde dos funcionários da Prefeitura. Confira o decreto completo abaixo: