O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, anunciou na noite desta terça-feira (21), que na próxima sexta-feira (24), decretará a reabertura do comércio na cidade na próxima semana. O prefeito disse que haverá regras, como o uso de máscaras obrigatório, que já passa a valer nesta quarta-feira (22).
Segundo Rodrigo, a medida terá como uma de suas condições a divisão das lojas de ruas onde exista um grande fluxo de pessoas em dois grupos. Um grupo vai abrir das 9 às 14 horas e ou outro, das 15 às 20 horas. Com isso, Rodrigo acredita que, além de reduzir a aglomeração nas ruas, também vai cair a quantidade de pessoas no transporte coletivo.
Rodrigo justificou que as pessoas devem ter o livre arbítrio, e que se quiserem ir pras ruas, elas podem. Também disse que se as pessoas puderem ficar em casa, que fiquem, mas que não pode obrigar um pai de família, às vezes sem estrutura, ficar dentro de casa sem buscar alimentos pro filho.
Ainda sobre a reabertura do comércio, o prefeito de Barra Mansa falou que não irá contra a recomendação do Ministério Público, que pediu que os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, não relaxem nas medidas contra o novo coronavírus. Rodrigo disse que a recomendação vai até domingo (26), e que ele quer tomar as medidas de reabertura do comércio após esse período.
O chefe do executivo também falou que as igrejas devem voltar a realizar cultos, com restrição de público, excluindo idosos e crianças durante a pandemia. Segundo ele o “exercício de fé é fundamental pra sanidade da sociedade” e que “o poder da oração também pode ser uma grande força no combate ao coronavírus”. O prefeito lembrou que dentro das igrejas, será necessário haver a higienização das mãos, evitar o contato físico e o uso de máscaras.
Também disse que por enquanto, as aulas não irão retornar, já que acha que ainda não é a hora. Sobre a possibilidade de transmitir aulas online, Rodrigo e sua equipe foram contra, pois segundo eles, é uma medida de exclusão e não de inclusão, já que muitos alunos da rede pública não têm acesso a aparelhos eletrônicos e internet.
Sobre a saúde, o secretário Sérgio Gomes, que também participou da transmissão, disse que Barra Mansa têm usado a hidroxicloroquina de forma positiva e que têm dado bons resultados. Ele informou que o estado enviou à cidade, 300 comprimidos, o suficiente pra usar em 30 pessoas, mas disse que Barra Mansa comprou 8 mil cápsulas, o suficiente pra usar em 800 pacientes.
Confira a live do prefeito completa, onde ele também fala sobre as unidades de saúde de Barra Mansa que trabalham no combate à pandemia. Clique AQUI.
Foto – Reprodução