O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, assinou nesta quinta-feira (29) um decreto proibindo, temporariamente, a circulação de veículos de cargas pesadas – carretas e caminhões – por duas vias da cidade: a Estrada Manoel Coutinho de Carvalho, que cruza os bairros os bairros Oficina Velha e Campo Bom, e a Rua José Alves Pimenta, no bairro Matadouro.
A rua e a estrada vinham sendo utilizadas como desvio por veículos pesados desde a ruptura da pista da BR-393 (Lúcio Meira), no km 258, que interrompeu totalmente o tráfego na rodovia, no bairro Lago Azul. Segundo consta no decreto, a proibição vai vigorar enquanto o tráfego pela BR-393 não for restabelecido. A concessionária da rodovia espera reabrir a circulação de todos os veículos no trecho interditado a partir da tarde desta sexta-feira, através de um desvio que está sendo implantado.
O decreto municipal abre exceções para veículos pesados destinados a entregas em Barra do Piraí – incluindo os de transporte de combustíveis e lubrificantes – ou que tenham a cidade como destino ou ponto de partida. No texto, o prefeito destaca o “aumento colossal” do trânsito no Centro, inclusive nas pontes da cidade, desde a interdição da Lúcio Meira, gerando um “caos” no trânsito, colocando em risco a segurança dos moradores, gerando congestionamentos e impondo à população gastos adicionais consideráveis no tempo de deslocamentos. (Foto: Frank Tavares)