A derrubada de um coqueiro que era uma espécie de símbolo da Praia do Dentista, em Angra dos Reis, está causando indignação na cidade. A árvore, por sua silhueta diferente do habitual, era uma das atrações da praia, servindo de ponto de parada para fotos de turistas.
O coqueiro apareceu no chão esta semana e gerou diversos comentários em redes sociais na cidade. Um vídeo foi compartilhado mostrando um grupo se balançando no tronco da árvore, que, em vez de crescer para cima, cresceu para o lado, em direção ao mar. Não se sabe, no entanto, se foi este grupo que acabou derrubando o coqueiro.
A prefeitura divulgou um comunicado no qual informa que está tentando identificar os responsáveis. “O ato pode ser enquadrado como crime ambiental, previsto nos artigos 38, 40, 50 e 54, entre outros, da Lei 9.605/1998, passível de multa e de pena de reclusão e/ou detenção”, diz a nota do governo municipal. A prefeitura ainda lamentou que “os banhistas descumpram regras básicas de estabelecidas parra a preservação de nossas matas e praias”.
Até o Disque Denúncia de Angra foi mobilizado para tentar identificar os responsáveis. Qualquer informação, sem necessidade de identificação, pode ser feita pelo telefone 0300-253-1177 ou através do aplicativo Disque Denúncia RJ.
A Praia do Dentista (o nome oficial é Praia da Jurubaíba) fica na Ilha da Gipóia, segundo a prefeitura, a segunda maior de Angra dos Reis. (Fotos: Redes sociais e reprodução internet / Letícia Rodrigues)