O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, está precisando de frascos de vidro para processar e armazenar o leite materno doado. Por isso, está fazendo uma campanha de doação destes recipientes.
De acordo com o coordenador da unidade, o enfermeiro André Luiz Baptista Reis, esse material é muito importante para a manutenção das atividades do Banco de Leite Humano, pois somente os frascos de vidro com tampa plástica – como, por exemplo, os de café solúvel – são adequados para o armazenamento e preservação do leite humano, alimento vital para os bebês.
“Devido ao tamanho reduzido, os recém-nascidos prematuros ou aqueles que não conseguem mamar diretamente necessitam de um cuidado especial. Nesses casos, o leite materno é administrado por copinhos ou sondas. Todo o processo de pasteurização e armazenamento adequado do leite humano requer o uso de vários potes de vidro”. explica o coordenador.
Os potes de vidro no Banco de Leite são a única opção para o processo de pasteurização e manutenção da qualidade de armazenamento do leite materno, devido às variações de temperatura. O leite humano doado é destinado aos bebês prematuros internados no bloco materno-infantil (maternidade e uti neonatal) do HSJB.
Quem estiver interessado em doar, não precisa sair de casa, pois o Banco de Leite Humano recolhe os potes na própria residência. Basta ligar para um dos telefones: 0800-240-0034 ou (24) 3512.8348. Outra forma de doar é entregar os vidros na recepção principal do Hospital São João Batista ou no próprio Banco de Leite.