Muitos seguidores, milhões de visualizações e engajamento no topo. As redes sociais transformaram, de dois anos para cá, a vida de atriz e produtora de conteúdo, Lyvia Azevedo, natural de Volta Redonda. De uma cidade com quase 280 mil habitantes, onde nasceu e cresceu, ela ganhou o mundo virtual com vídeos criativos que contam histórias reais de pessoas comuns cujas narrativas, contadas por ela mesma, já somam milhões de views no TikTok e Instagram. Atualmente ela mora no Rio de Janeiro (RJ).
No TikTok, Lyvia tem nada mais, nada menos, que 1.2 milhão de seguidores, enquanto no Instagram, pouco mais de 200 mil. “Meu perfil nas redes sociais acabou crescendo muito rápido por ter esse diferencial na criação de conteúdo, que não é muito visto pela internet”, disse. As histórias vêm de vários lados do país e aborda diferentes tipos de narrativas que conectam, emocionam e fazem com que as pessoas que estão do outro lado da tela se identifiquem com o conteúdo relatado por Lyvia.
– Acho que não existe nada mais forte do que uma história, por isso a arte é tão forte. Por isso as pessoas param pra ver o último capítulo de uma novela, vão em pré-estreias de filmes, choram com uma peça de teatro… E aí existem vários motivos pra isso, por identificação, curiosidade, revolta, por empatia, e eu tento envolver as pessoas quando estou contando. Quero que elas se sintam como se estivessem lá quando tudo aconteceu – destacou a jovem.
Lyvia começou com os conteúdos em 2021 e já publicou 258 vídeos. De acordo com ela, até o momento, o vídeo publicado com maior engajamento é o que conta uma história brasileira, de um morador de Porto Alegre. “O vídeo chegou a 7.6 milhões de visualizações. É uma história emocionante”. A primeira história retratada por Lyvia a “estourar” em suas redes foi sobre duas irmãs separadas na maternidade, na qual uma delas foi roubada, onde o número de visualizações chegou a quase 3 milhões. “Bem novela, né?”, disse.
Apesar de já ter diversas histórias publicadas, Lyvia faz questão de enfatizar que todas são especiais para ela e que é difícil escolher ‘a preferida’. “Eu choro com todas quando vou fazer a pesquisa para selecionar. É muito difícil escolher uma, pois todas são especiais para mim”, contou, acrescentando que ela mesma faz as pesquisas antes de simplesmente publicá-las. “Faço a pesquisa, o roteiro e gravo sozinha. Eu mesmo edito e faço todo o processo. As histórias vêm de vários lados, mas eu mesma gosto de ir a procura”, informou.
O começo – Lyvia contou que a ideia de publicar esse tipo de conteúdo surgiu durante a pandemia, em 2020, onde os governos decretaram o “lockdown” e muitos atores tiveram que reinventar. “Os teatros fecharam, tive que parar com a peça que estava fazendo e vendo outros artistas na mesma situação, acabei me inspirando e decidi começar. Meu pensamento inicial foi de que um ator nada mais é do que um contador de histórias, e achei que seria interessante ir por esse caminho”, comentou.
Lyvia deu uma dica importante para os produtores de conteúdo que estão começando um trabalho. De acordo com ela, é importante ter ‘constância’ e aproveitar todo o processo de crescimento. “Escolha um nicho e não espere para amar o que você faz quando tiver um milhão de seguidores, aproveite cada pequena conquista”, concluiu. Veja abaixo alguns vídeos postados por Lyvia nas redes!
⦁ https://www.instagram.com/p/CeyiFi5gura/
⦁ https://www.instagram.com/reel/CSxis0Khcni/
⦁ https://www.instagram.com/reel/CT8J8-NJbJu/
⦁ https://www.instagram.com/reel/CRSRA2wJHg0/