O ano de 2023 chega ao fim com motivos de sobra para comemorações pela atleta de taekwondo Gabriella Cristine da Silva Ribeiro. Aos 25 anos, a moradora do bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, festeja a medalha de prata conquistada este mês na Copa do Brasil, que lhe assegurou presença no Grand Slan de 2024, que vai selecionar atletas para a seleção brasileira.
O êxito é resultado de muito esforço e dedicação de Gabriella. Competindo em grandes eventos desde os 19 anos, a lutadora chegou este ano ao top 3 do ranking nacional, participando do Super Brasileiro e da Copa do Brasil, onde se consagrou vice-campeã depois de um mês definido por ela como muito tenso.
“No dia 29 de outubro, em uma competição nada justa, quebrei o nariz e precisei ficar 15 dias sem treinar absolutamente nada. Depois, foram 45 dias com treinos reduzidos. Mesmo assim resolvi disputar essa competição tão importante que aconteceu entre os dias 13 e 17 de dezembro, em Brasília, junto com meu técnico, Ikaro Graciano, e minha psicóloga Carla. Trabalhamos neste período que podíamos no corpo e na mente”, conta a atleta.
A recompensa veio: “Mesmo com o trauma, ganhei uma luta incrível, de três rounds. Venci o primeiro, perdi o segundo, mas consegui virar o terceiro com um mondolho (que vale cinco pontos no taekwondo). Infelizmente, por um ponto, a segunda luta foi vencida por uma adversária Pernambuco, me deixando com a medalha de prata. Mesmo não sendo o lugar mais alto [do pódio], é uma medalha nacional e a classificação para o maior evento de todos os anos, o Grand Slan”.
Segundo Gabriella, a competição está sendo cogitada para ser disputada no Rio de Janeiro entre fevereiro e março do próximo ano. “É uma competição disputada por quem já está na Seleção Brasileira com os melhores do país, que querem a mesma vaga”, diz a lutadora.
De olho no objetivo, a atleta – embora ainda saboreando a classificação –, já deixou a fase de comemoração um pouco de lado. “Já voltei com os treinos normais no Studio de Lutas Ikaro Graciano, para me preparar e voltar campeã dessa competição”, disse a atleta, mostrando todo o seu otimismo. (Foto: Divulgação)