A cantora e compositora Astrud Gilberto morreu na segunda-feira (5) aos 83 anos. A informação foi confirmada pela neta da artista, Sofia Gilberto, em uma postagem nas redes sociais. Ela cantou a versão em inglês de “Garota de Ipanema”. Ícone da Bossa Nova, Astrud deu voz a canções que ganharam o mundo e ajudaram a musicalidade do país a se tronar conhecida internacionalmente.
“Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta”, disse ela na postagem.
Filha de pai alemão e mãe brasileira, Astrud nasceu em Salvador e foi amiga de infância de Nara Leão, que a apresentou a João Gilberto, que foram casados por cinco anos, entre 1959 e 1964. Morava nos Estados Unidos com os dois filhos: Marcelo Gilberto, nascido em 1960 de seu casamento com João Gilberto, e Greg Lasorsa, do casamento com Nicholas LaSorsa.