Levar cores para a cidade e incentivar a arte urbana, através do grafite, foram as premissas do projeto Polo de Street Art, de Volta Redonda. Após participar do concurso Arigó Parede, o designer Jader Mattos foi um dos artistas selecionados para pintar um painel, com nove metros de altura, no Beco do Arigó, que fica na Rua 41-H, na Vila Santa Cecília. A pintura, que retrata a figura feminina na indústria, representada por uma mulher negra, foi finalizada na quarta-feira (25), e já pode ser conferida.
O projeto contou com três etapas: a primeira foi a seleção através do voto público, seguindo para o curso de formação em grafite, “Ninhos do Arigó”, do qual Jader foi um dos professores, juntamente com Guilherme Kozlowski, Hayala Garcia, Roberto Tommy e Alan de Paula; e, por último, o convite para a pintura no Beco do Arigó.
“Essa pintura é uma releitura de um painel que ficava no viaduto da Avenida Amaral Peixoto (Heitor Leite Franco), que foi apagado há alguns anos. Quis trazer essa figura feminina como forma de homenagem, mostrando que o município não é somente desenvolvido por mãos masculinas, chamando atenção para a importância da presença feminina nesse cenário”, disse Jader, reforçando que a homenagem “se estende a todas outras trabalhadoras, inclusive as que vivem do grafite”.
O artista também falou sobre sua trajetória e paixão pela arte de grafitar, que surgiu em 2018. “Iniciei minha trajetória artística com desenho e pintura antes de vir morar em Volta Redonda. Hoje ministro cursos de desenho, pintura e grafite pelo Sesc-Rio e pelo Centro Cultural da Fundação CSN, entre outras instituições. Participei também de exposições como artista e como curador. Busco, através do meu trabalho, abordar diferentes linguagens que vão de técnicas tradicionais de pintura ao desenho digital, passando pelo grafite e ilustrações de rótulos de produtos”, contou o artista. (Fotos: Divulgação)