Pra começo de conversa…
Pode acreditar: o ano de 2020 vai mesmo acabar logo mais à meia noite. Não amaldiçoe… pelo contrário, agradeça a Deus. Nós, que estamos juntos aqui, temos que dizer “obrigado meu Deus”, você esteve presente no nosso dia a dia e nos deu sabedoria e saúde para superarmos todas as dificuldades. Muitos dos nossos se foram para outro plano e nós continuamos aqui, com fé e esperança. Que venha o 2021 com novos ensinamentos, novos desafios e novas vitórias!
Mas o ano só acaba à meia noite e, até lá, temos que suportar novas dificuldades que nos foram reservadas para esses últimos momentos. Em Volta Redonda, uma parte significativa dos funcionários ativos e inativos da prefeitura ficou sem a segunda parcela dos salários de novembro, que deveria ter sido liquidada no dia passado. Todos ficaram, também, sem o 13º salário, mas estranhamente, o pessoal da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que ameaçava acampar na praça, em frente ao Palácio 17 de Julho recebeu os 50 por cento que faltavam.
A comissão nomeada pelo prefeito eleito, Antônio Francisco Neto, para os contatos da transição ficou perplexa com as informações maquiadas que recebeu. A equipe do novo prefeito terá que começar a trabalhar no sábado, dia 2 de janeiro, desenvolvendo com a máxima urgência o processo de reconstrução física e administrativa da cidade. O final melancólico do governo Samuca tem mais uma maldade.
Tomamos conhecimento, através dos ouvintes do nosso programa de rádio, que trabalhadores contratados através de um processo seletivo realizado em 2018 foram exonerados a partir de hoje, dia 31 de dezembro. Eles só ficaram sabendo, no dia passado, que estarão desempregados a partir de amanhã. Sem metade do salário de novembro, 13º e diárias de viagens. Os contratos foram assinados em setembro do ano passado, pelo prazo de dois anos, prorrogável por mais dois. Usando uma artimanha, a prefeitura convocou o pessoal dizendo que se tratava de renovação. Na verdade, era exoneração a partir de 31 de dezembro. E tem mais: a ordem é deixar o ônus da exoneração dos quase dois mil cargos comissionados para a equipe do prefeito eleito. Fica tudo na conta do Neto. Assim é a política de baixo nível enfrentada pela população de Volta Redonda, que está sendo punida pelo pior gestor da história!
Na noite da quarta-feira, uma nota de protesto do SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação chegou à nossa produção.
“O SEPE vem denunciando as ações covardes e desumanas que desrespeitam e desvalorizam o servidor público do município de Volta Redonda.
Se as escolas, hospitais, segurança e outras repartições funcionam minimamente, e garantindo à população o serviço, isso deve-se ao trabalho do funcionalismo.
Não é novidade para a população que em plena pandemia, num momento de extrema necessidade, o atual gestor, prefeito Samuca Silva, optou por demitir funcionárias terceirizadas das escolas com a justificativa de economizar para garantir o pagamento da folha dos concursados. Isso não foi o bastante. Retirou parte dos salários dos professores e diretores. Dividiu em duas parcelas o pagamento dos outros funcionários da prefeitura. E, após ter perdido a eleição, não cumpriu o pagamento do 13° salário de todos e não pagou a segunda parcela do salário de novembro da maioria dos trabalhadores.
O SEPE informa que tomou as medidas jurídicas cabíveis tentando garantir esse direito. E lamenta que decisões judiciais não cheguem a tempo de evitar tragédias como o falecimento, na terça-feira, da servidora que enfartou à tarde, certamente por descaso do poder público. Ela que esteve num último momento lutando pela manhã pelo direito ao restante do seu salário de novembro, não suportou a tensão.
Um ser que não se sensibiliza com a dor de outros seres humanos, não é digno do respeito e da confiança do povo.
Que nossa companheira receba a justiça que merece através de lei que realmente garanta a responsabilização dos governantes aventureiros”.
O governo acabou logo depois da derrota na eleição e o mandato termina hoje. Mas as marcas, lamentavelmente, negativas vão ficar para sempre. O povo não esquece!
Segundo Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, no período de 1861 a 1865, autor de frases célebres: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.
Siga seu caminho, ex-prefeito. Aqui, a vida continua. Temos sabedoria, talento e criatividade para reconstruir a nossa cidade!
Dário de Paula é radialista e líder de audiência no Sul Fluminense