A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação para uso da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento tecovirimat para o tratamento da doença no Brasil. A levou em conta dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA).
A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa. O imunizante já está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
O Tecovirimat, de uso oral, com prazo de validade de 84 meses, é indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 quilos. Já a vacina Jynneos/Imvane é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada na temperatura recomendada.
No Brasil, o número de casos confirmados até a noite de quarta-feira (24) era de 4.144, enquanto o número de casos suspeitos somava 4.653. Com informações do portal g1. (Foto: Agência Brasil)