As chuvas atingiram com intensidade o litoral Sul Fluminense entre o final da noite da quinta-feira (31) e a madrugada desta sexta (1º), levando as prefeituras de Angra dos Reis e Paraty a decidirem pela suspensão das águas nesta sexta. Até o momento desta publicação, as duas cidades não haviam divulgado um balanço das chuvas, que causaram alagamentos e deslizamentos em diversos bairros.
Em Angra dos Reis, a Defesa Civil informou que choveu 256mm entre o início da noite e a madrugada. Foram abertos pontos de apoio na Vila Histórica, Araçatiba, Parque Mambucaba, Vila do Abrahão, Vila Velha, Bonfim e Morro do Abel. As sirenes foram acionadas em diversos bairros, entre os quais Monsuaba, Morro do Abel, Sapinhatuba III e Cantagalo. Houve ainda alerta de evacuação para a Vila Histórica de Mambucaba, Parque Perequê e Parque Mabucaba, entre outros.
Em Paraty, o prefeito Luciano Vidal foi às redes sociais pedir à população que só saísse de casa se fosse por extrema necessidade. Segundo ele, os bairros mais afetados foram Barra Grande, Condado, Novo Horizonte, Patrimônio e Trindade. A prefeitura fez um apelo em redes sociais por doações de cobertores e colchões, que podem ser entregues na Escola Municipal Pequenina Calixto, localizada na Avenida Roberto Silveira, no Parque Ypê, onde 23 famílias foram acolhidas.
Houve queda de energia em alguns bairros. A Enel informou à prefeitura que enviou uma equipe para reparo e reconstrução da rede Morro do Jacu e na rodovia Paraty-Cunha, onde houve queda de árvores de grande porte e danificação de toda linha. A empresa alegou que está preparando o envio de caminhões pesados para reconstrução de rede nesta sexta-feira e que ainda faz levantamentos das redes que foram danificadas com a queda de árvores. Entre os bairros afetados, a Enel já identificou Olaria, Barra Grande e Trindade.
Além da suspensão das aulas, a prefeitura suspendeu também a inauguração de uma ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) que estava prevista para esta sexta-feira. Entre as 18h30min e meia-noite e meia, o índice pluviométrico registrado em Paraty foi de 222,1mm, segundo o Cemaden (Centro de Monitoramento e Desastres Naturais). (Fotos: Reprodução))