Localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, Angra dos Reis ocupa o 22º lugar em uma lista das 50 cidades brasileiras com população acima de 100 mil habitantes consideradas as mais violentas do país. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (20) em São Paulo pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O anuário divulgado na capital paulista leva em conta levantamentos de mortes violentas intencionais (MVI), feito pelas secretarias de Segurança Pública de cada estado. O MVI contabiliza crimes de homicídio doloso (quando há intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e feminicídio.
A taxa de mortes violentas intencionais de Angra dos Reis é de 55,9 por grupo de 100 mil habitantes. O estado da Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. No estado do Rio de Janeiro constam da lista Itaguaí (também na chamada Costa Verde, com índice de 61,6, na 16ª posição), Queimados (na Baixada Fluminense, com 61,2, na 17ª), Macaé (no Norte Fluminense, com índice de 46,7, na 36ª posição), Duque de Caxias (44,3, na 43ª posição) e Belford Roxo (também na Baixada, com índice de 41,8, na 49ª posição).
Ao todo, conforme o que foi divulgado, o Brasil registrou queda de 2,4% nas mortes violentas intencionais de 2022 para 2021: de 48,4 mil para 47,5 mil. (Imagem: You Tube)