A Americanas, que passa por um processo de recuperação judicial depois da revelação de um rombo de R$ 20 bilhões ocultado por “inconsistências contábeis”, que analistas apontam como fraude, encerrou seu serviço de televendas nesta quarta-feira (dia 1º). A empresa informou que interrompeu contratos de empresas fornecedoras de serviços terceirizados.
Ao tentar fazer a compra, o consumidor ouve a seguinte mensagem gravada: “Prezado cliente, nosso serviço de televendas foi encerrado. Você pode aproveitar as nossas ofertas no nosso aplicativo ou site. Obrigada.”
A rede varejista já havia começado a cortar custos com pessoal – houve demissões no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro – e interromper contratos com empresas que fornecem serviços terceirizados. A dívida da empresa supera R$ 41 bilhões.
O plano de recuperação, segundo ela, definirá quais serão as ações da empresa para os próximos meses. O plano incluiria o fechamento de lojas, o que pode levar a mais demissões, como parte da redução de custos que terá de implementar enquanto negocia com credores um plano de reestruturação.
A Americanas informou ainda que discute com o seu trio de acionistas de referência – Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira – a negociação com bancos de um empréstimo na modalidade DIP (da expressão em inglês “debtor in possession”), espécie de empréstimo-ponte característico para empresas em recuperação judicial, no valor mínimo de R$ 1 bilhão. A reportagem é do jornal Extra. (Foto: Divulgação)