Um estudante de 11 anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi obrigado a lamber o chão do pátio por outros dois alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o intervalo em uma escola no Morro da Nova Cintra, em Santos (SP). A mãe do aluno abriu um boletim de ocorrência na última quarta-feira (26).
A criança teria sido desafiada a cometer o ato em troca de R$ 20. O menino aceitou e acabou virando alvo de risos dos outros colegas. A coordenadora interveio ao flagrar a situação, encaminhando os estudantes para a direção. A mãe afirma que a escola não comunicou a família sobre o ocorrido, dizendo que só tomou conhecimento do caso depois da filha, de 16 anos, que também estuda no colégio, ver irmão lavando a boca no bebedouro.
De acordo com a mãe, seu filho também possui TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, além de retardo mental moderado. Ela também alega que a escola já tinha ciência das condições do menino, porém, apesar dos laudos médicos indicando a necessidade de um professor auxiliar, o aluno não conta com esse suporte na sala de aula.