Após as confirmações dos governos de Minas Gerais e Pernambuco de seus primeiros casos de transmissão comunitária do corononavírus, o número de estados com esse tipo de contágio subiu para quatro em todo o país. Rio e São Paulo já haviam registrado ocorrências.
A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção por ter se alastrado aleatoriamente. É diferente da transmissão local, quando se sabe quem passou o vírus a quem. E as infecções importadas, as primeiras notificadas no país, ocorrem quando os doentes se contagiaram fora do Brasil.
A Secretaria de Sáude de Minas Gerais afirmou que o primeiro caso no estado de transmissão comunitária foi registrado em Belo Horizonte. Trata-se de um homem de 34 anos. Até o momento, foram notificados 794 casos de infecção humana pelo Covid-19. Destes casos, 88 foram descartados, 692 estão em investigação como suspeitos e 14 foram confirmados. A capital mineira é a cidade que mais tem casos confirmados: cinco até agora. Nova Lima, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Patrocínio e Ipatinga têm um caso cada. Juiz de Fora contabiliza dois. Onze dos 14 registros são de pessoas que viajaram para o exterior.
Em Pernambuco, a secretaria de saúde do estado confirmou seu primeiro caso de transmissão comunitária. Trata-se de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife. Ela disse que não viajou para lugar nenhum e não teve contato com quem ninguém que viajou.
No total, o estado pernambucano já registra 19 casos confirmados, entre eles um em Fernando de Noronha, e outros 250 suspeitos.
Entre as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde para o combate ao novo coronavírus no País, está a liberação de R$ 425 milhões para os estados brasileiros. Deste montante, cerca de R$ 19,3 milhões serão destinados para Pernambuco. As informações são do jornal O Globo.