A prefeitura de Resende usará uma verba federal de R$ 8,2 milhões para investimentos no aeroporto da cidade. Os recursos serão para o recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista e na construção de um novo terminal de passageiros. O valor também será destinado às obras de um parque de recreação no entorno do aeroporto, iluminação para balizamento noturno e instalação de estação meteorológica, além de uma reforma geral.
Não há ainda previsão do início das obras, que precisam ser licitadas. Com as melhorias, a expectativa é que o aeroporto possa receber voos comerciais e noturnos e se torne uma importante porta de entrada para a região. O aeroporto já teve voos comerciais, que não foram adiante por falta de estrutura – como balizamento noturno e operação de aeronaves por instrumentos.
Desde a década de 1990, três empresas – Itapemirim (em sua primeira investida no setor aéreo, operando um Caravan), TAM (hoje Latam, que operou com um Fokker-50) e Trip Linhas Aéreas (com um ATR) – tentaram atuar comercialmente em Resende, mas os projetos fracassaram. Os horários dos voos limitados pela falta de equipamentos de segurança contribuíram para a baixa procura por passagens.
“Com a ampliação do aeroporto, teremos a possibilidade de atrair novos investimentos e gerar mais empregos e renda não só para a população de Resende, mas para toda a região. Com o retorno da operação do aeroporto, a cidade vai se tornar ainda mais atrativa para investidores e empresas que buscam um local estratégico para se estabelecer”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
No ano passado, foram apresentados ao governo do estado estudos das obras de modernização e melhorias do aeródromo. (Foto: Divulgação)