O Instituto de pesquisas “Ibope” tem perguntado nas ruas, em quem o povo votaria para Deputado Federal. A pesquisa espontânea, assusta.
No Rio de Janeiro, pela ordem, aparecem Marcelo Freixo (PSOL), Alessandro Molon (PSB), Jandira Feghali (PCdoB), Wagner Montes (PRB) e Leonardo Picciani (PMDB).
Dos cinco, três já concorrem à reeleição. E dois — Freixo e Montes — são deputados estaduais. Chama atenção a força da esquerda, com os três mais citados; e Picciani, que surge entre os cinco primeiros, mesmo com o pai e o irmão tendo sido presos pela Lava-Jato.
Em São Paulo, os três deputados campeões de votos em 2014 estão agora entre os cinco mais mencionados pelo eleitor paulista: Tiririca, Celso Russomanno e Pastor Marco Feliciano.
Eduardo Bolsonaro, que em 2014 foi o 61º mais votado no estado, é hoje o terceiro mais citado. Entre os cinco mais, apenas um sem mandato: Kim Kataguiri (DEM), o comandante em chefe do barulhento MBL.
Aécio Neves, que refugou a tentativa de reeleição ao Senado para tentar renascer das cinzas na Câmara, pode ser o campeão de votos em Minas Gerais. É o mais citado pelo eleitor mineiro, seguido por Fábio Ramalho (MDB).