A menina de 11 anos que foi socorrida no Hospital São João Batista, em consequência de um acidente na Rodovia do Contorno, nesta quarta-feira (28), sofreu ferimentos graves, ao contrário do que as primeiras apurações indicaram. A criança estava em um carro que capotou no km 8 da estrada, onde outros dois acidentes ocorreram nesta quarta.
De acordo com o HSJB, a menor sofreu politrauma, contusão pulmonar e fratura de calota craniana, com hemorragia cerebral. No momento desta publicação, ela estava sedada e intubada, sendo acompanhada pela equipe de neurocirurgia do hospital.
Além desta vítima, uma mulher de 53 anos sofreu escoriações e foi atendida no local do acidente, sem necessidade de ser levada a uma unidade de saúde.
O acidente – o carro capotou e parou fora da estrada, próximo à entrada de um sítio – foi o primeiro de três que ocorreram na estrada, no mesmo lugar, em razão de uma massa de lama que emerge na pista em razão da má conservação do asfalto e, molhada, faz com que os motoristas percam o controle da direção. Não há nenhuma sinalização no trecho avisando sobre o perigo.
No dia 22 de novembro deste ano, uma mulher de 43 anos, moradora de Piraí, morreu quando o carro dirigido pelo marido dela perdeu a direção ao passar sobre a camada de lama e se chocar com uma carreta. Desde então, várias outras ocorrências foram registradas no mesmo ponto, sempre em dias de chuva.
Em novembro deste ano, a prefeitura de Volta Redonda, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), solicitou na Justiça uma audiência especial com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para a realização de manutenções emergenciais na Rodovia do Contorno. O pedido levou em conta um laudo técnico da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, que aponta diversos defeitos estruturais que podem provocar novos acidentes, além de condições precárias de manutenção e sinalização, principalmente no período de chuvas. Até hoje, no entanto, não houve resposta da Justiça ao pedido, segundo o governo municipal. (Imagem: Reprodução)