A cantora, compositora e violinista Rosinha de Valença está na nova lista da revista americana Rolling Stone dos 250 maiores guitarristas e violonistas de todos os tempos. A lista foi divulgada na última sexta-feira (13) e traz a artista na 162ª posição, numa agradável surpresa para a música brasileira. A Rolling Stone é considerada a publicação mais relevante do mundo na área musical.
Na lista divulgada no final da semana passada, outro nome brasileiro não surpreendeu: João Gilberto, um dos “pais” da bossa nova, aparece em 142º lugar.
Maria Rosa Canellas nasceu em Valença, no Sul Fluminense, em 30 de julho de 1941. Autodidata, ela deixou sua terra natal e se mudou para o Rio, onde conquistou respeito e admiração de artistas consagrados, como Sergio Mendes, Martinho da Vila, Leci Brandão e Maria Bethânia.
O último disco oficial de Rosinha – que dá nome a um teatro em Valença – foi em 2004, aos 51 anos, com o disco “Namorando a Rosa”. Ela passou 12 anos em coma, devido a uma lesão cerebral causada por um infarto em 1992. Ao todo, foram 14 álbuns na carreira, desde o primeiro, “Apresentando Rosinha Valença”, em 1963.
Em sua homenagem, artistas como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Yamandu Costa, Jorge Simas, Paulo César Feital e outros transformaram a dor e a torcida por um milagre improvável em versos, melodias e cânticos. (Foto: Reprodução)