O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre nesta quinta-feira (14) mandados de busca e apreensão em quatro cartórios de Ofício de Resende. Segundo o órgão, a operação busca guias de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) falsificadas.
A operação decorre de denúncia do MPRJ contra seis servidores públicos de Itatiaia pelos crimes de associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e falsidade documental. Além de Resende, os mandados estão sendo cumpridos em dois cartórios da capital, autorizados pela Justiça de Itatiaia.
De acordo com a denúncia, um esquema foi montado dentro da Secretaria Municipal de Administração Tributária de Itatiaia para desviar dinheiro público e lesar contribuintes utilizando o sistema local de recolhimento de ITBI. Porém, até o momento desta publicação, não havia sido detalhado a forma de funcionamento do esquema investigado. (Foto ilustrativa)