O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) está completando 42 anos nesta quarta-feira (6). Para comemorar a data, a instituição preparou um dia especial para os animais, com direito a comemoração com bolos e doces para os bichos.
Macacos, aves, répteis e felinos receberam alimentos preparados especialmente, como carne dentro de embalagens de presentes, bolos e doces, todos com ingredientes sem açúcar, conservantes e processados, respeitando a dieta indicada para cada espécie.
O diretor do zoo, biólogo Jadiel Teixeira, explicou que essas atividades, além de servir de comemoração com os moradores do zoológico, promovem o “enriquecimento ambiental”.
“Esse enriquecimento tem como objetivo o bem-estar animal. Através dele, é possível trabalhar aspectos alimentares, cognitivos e sensoriais. Os animais têm acesso a sabores, aromas e formas diferentes de chegar até o alimento”, ressalta Jadiel.
Em breve, o Zoo vai ganhar novos brinquedos, inclusive para PCDs (Pessoas com Deficiência), além de um serpentário – local onde cobras serão criadas. O espaço terá um ambiente climatizado, áreas que vão simular o habitat natural dos animais e vidros grandes para facilitar a visualização do visitante. O projeto conta também com uma área para os tratadores prepararem os alimentos e ainda para possíveis emergências.
O zoológico de Volta Redonda é o único público do estado do Rio que não cobra pela entrada. Ocupa uma área de mais de 150 mil metros quadrados de área, na Rua 93-C, na Vila Santa Cecília. Além de 300 animais de várias espécies, oferece espaço para piquenique, parquinho para as crianças, que inclui brinquedos para PCDs, e área verde para o lazer, já que está situado em meio à Mata Atlântica, no entorno da Floresta da Cicuta.
O Zoológico Municipal funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30min. O parque conta ainda com um recinto de imersão, que permite contato direto com os animais durante visita guiada para pequenos grupos de pessoas.
Com cerca de 750 metros quadrados, a área abriga animais exóticos: aves como hagapornes, calopsitas, faisões, marrecos mandarim, gansos egípcios, periquitos e pavões; e répteis como tartarugas e jabotis. É permitida a entrada de grupos de dez pessoas por vez, que permanecem no recinto em torno de 15 minutos. O local é cercado por telas.
O zoo vai funcionar normalmente no feriado prolongado, de 8 às 16h30min. Apenas não é aberto às segundas-feiras, para a realização de serviços internos, cuidados com os animais e pescaria de idosos. (Foto: Divulgação)