O Paysandu será o primeiro adversário do Volta Redonda na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Ainda vai ser definido se o jogo, em Belém, capital do Pará, será no sábado (2) ou no domingo (3) – o que deve ser decidido nas próximas horas. No outro jogo do grupo C, o Botafogo-PB recebe o Amazonas, em João Pessoa.
Pelo grupo B, os primeiros confrontos serão entre São Bernardo e Operário-PR, na cidade paulista, e São José-RS x Brusque-SC. Nesta fase, as equipes enfrentam os adversários dentro de seus respectivos grupos em jogos de ida e volta. Depois das seis rodadas, os dois melhores times de cada quadrangular garantem acesso à Série B.
Retrospecto – Na fase de classificação, o Voltaço venceu o time paraense por 3 a 0, no Raulino de Oliveira, em partida válida pela quinta rodada, disputada em 28 de maio. Por sinal, entre os demais classificados para a segunda fase, o Volta Redonda só perdeu uma partida: foi no dia 14 de maio, na terceira rodada, contra o Brusque, em Santa Catarina: 3 a 2.
Na sequência, venceu em casa o Botafogo-PB por 1 a 0, no dia 10 de junho, pela 6ª rodada; na semana seguinte, fez 3 a 0 no São Bernardo por 3 a 0, fora de casa, no dia 17 de junho; novamente jogando em casa, no dia 17 de julho, pela 13ª rodada, aplicou a goleada de 5 a 1 no Amazonas; no dia 24 de julho, atuando em Porto Alegre, empatou em 2 a 2 com o São José, pela 14ª rodada, e empatou em 1 a 1 com o Operário-PR, no último dia 12, no Raulino de Oliveira, pela 17ª rodada.
O Volta Redonda terminou a fase de classificação em segundo lugar, mas foi o time que mais gols marcou: foram 33 contra 19 sofridos e saldo de 14 gols. A equipe somou 10 vitória, três empates e seis derrotas. O Operário, que terminou na liderança com 36 pontos, marcou 19 gols e sofreu nove. O time paranaense obteve também 10 vitórias, foram seis empates e apenas três derrotas.