Lançado nesta sexta-feira (11), no Rio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai contemplar 17 cidades da região e da Costa Verde. Os investimentos vão contemplar novos projetos, bem como a retomada de outros que foram paralisados nos últimos sete anos.
Ainda não estão disponíveis os dados de quanto vai ser investido em cada cidade, mas a maior parte será destinada à habitação, dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, ainda com o financiamento para aquisição de imóveis. Também estão previstas realizações nas áreas de educação, saneamento e cultura.
Estão listadas no novo PAC as cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Resende, Rio Claro, Sapucaia, Três Rios, Vassouras e Volta Redonda. Na maioria foram contemplados projetos do Minha Casa, Minha Vida (são três faixas do projeto habitacional).
No entanto, cidades como Resende e Volta Redonda estão incluídas também no eixo “Cidades Sustentáveis e Resilentes”, com projetos na área de saneamento. Em Angra dos Reis, o programa ainda prevê investimentos de modernização da usina nuclear Angra 1.
Vassouras será contemplada para investir na área de cultura (patrimônio histórico), com projetos de restauração da Casa do Barão de Vassouras e do Museu Casa da Hera; conclusão da obra de restauração do antigo Fórum e Biblioteca Maurício Lacerda; e de sete chafarizes de seu centro histórico.
O novo PAC prevê investimentos de R$ 1,68 trilhão até 2026, sendo R$ 612 bilhões do setor privado. Coordenado pela Casa Civil, foram relacionados projetos nos em 27 estados da federação, divididos em nove eixos. (Foto: Agência Brasil)