Manifestantes realizarão neste domingo (23), a partir das 10 horas, em Volta Redonda, um protesto contra o pó preto emitido pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a poluição em Volta Redonda. O ‘Ato contra a Poluição’ acontecerá na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) emitiu um comunicado sobre a realização da manifestação.
Segundo a CSN, a empresa acredita e corrobora o entendimento de que o direito à livre manifestação constitui um dos pilares fundamentais do estado democrático de direito, no entanto, identificou um pequeno e isolado grupo de manifestantes, que representam a ‘minoria radical’, atos que fogem totalmente do direito à livre manifestação, considerados ilegais. De acordo com CSN, esse grupo planeja, dentre outras ações, o bloqueio das portarias de acesso à UPV, bem como o despejo de resíduos na entrada do escritório central da CSN.
A CSN informou que se ‘viu forçada’ a tomar medidas legais cabíveis, diante do iminente risco destas ações impactar aos trabalhadores e demais colaboradores da empresa. Segundo a CSN, a Justiça arbitrou multa única e pessoal de R$ 20 mil por pessoa para quem cometer atos de vandalismo ou obstrução de vias públicas e vias de acesso à CSN, como propriedades de apoio, terceirizadas e depredação de patrimônio público e privado.
“Derradeiramente, a CSN reitera seu irrestrito compromisso com o estado democrático de direito, em especial no que diz respeito ao direito à livre manifestação”, concluiu o comunicado.