A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, em parceria com a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vai oferecer cursos de qualificação para mulheres em situação de violência doméstica. O objetivo é a capacitação como forma de proporcionar maior autonomia financeira às vítimas. Os cursos serão gratuitos.
A parceria envolve também o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), segundo a secretária de Mulheres, Glória Amorim. A assistente social Monique Bernardino Paiva, integrante do Ceam, acredita que a iniciativa possa pôr fim ao ciclo da violência sofrida por mulheres.
“O foco principal é priorizar a inserção de mulheres nos cursos de formação qualificada para que elas consigam acessar o mercado de trabalho, visto que muitas dependem financeiramente do agressor, um fator que dificulta o rompimento do ciclo da violência”, afirmou.
As mulheres interessadas devem procurar o Ceam, na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos até o dia 11 de julho, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A secretaria fica na Rua Antônio Barreiros, 232, no bairro Nossa Senhora das Graças.
A Faetec oferece dezenas de cursos para que as mulheres tenham a oportunidade de se profissionalizar. Uma lei aprovada em abril do ano passado prevê a capacitação das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e autoriza o Poder Executivo a estabelecer nas unidades da Faetec e outros centros de formação estadual o regime de reserva de vagas. (Foto Divulgação)