A Orquestra de Cordas de Volta Redonda vai apresentar, no próximo dia 8 de julho, um sábado, um concerto comemorativo pelos 69 anos de emancipação de Volta Redonda. A apresentação será a partir das 19h30min no Cine 9 de Abril, na Vila, como parte do programa de intercâmbio que o projeto Volta Redonda Cidade da Música mantém com a Southern University of Mississipi, dos Estados Unidos. A entrada será gratuita.
Sob a regência do maestro Colin McKenzie e da maestrina do projeto, Sarah Higino, a apresentação terá a participação inédita dos solistas da universidade americana, além de coro infanto-juvenil; do violinista Borislava Iltccheva, dos contrabaixistas Marcos Machado e Daniel Magalhães e do naipe de percussão da Banda de Concerto.
“Receberemos com muita alegria a equipe de professores da universidade do Mississipi, que durante uma semana compartilharão com os jovens músicos da Orquestra de Cordas e Banda de Concerto, experiências técnico-musicais contribuindo para o desenvolvimento de cada um deles, em uma proposta de interação entre geração e cultura dos dois países”, diz Sarah.
Durante a programação de intercâmbio haverá masterclasses com os professores da universidade para os integrantes dos grupos musicais do projeto, entre os dias 3 e 7, na sede do Volta Redonda Cidade da Música, na Vila Mury.
As obras do concerto comemorativo serão bem variadas, com repertório dividido em duas partes. A primeira terá composições de Astor Piazzola, David Popper, Vilmos Montag e Ernst Mahle. Já a segunda contará com artistas como Piotr Ilitch Tchaikovski, Vivaldi, Radamés Gnattali, Bottesini, Carlos Gomes e Ary Barroso, entre outros. (Foto: Divulgação)