O ex-primeiro-ministro da Itália e ex-dono do Milan, o empresário e político Silvio Berlusconi, morreu na manhã desta segunda-feira (12) aos 86 anos. Ele estava internado no Hospital San Raffaele, em Milão.
Berlusconi tinha leucemia e, nos últimos meses, sofria também com um quadro de infecção pulmonar. Ele estava hospitalizado desde o último dia 5 de abril.
Nascido em Milão, Silvio Berlusconi trabalhou como cantor de navio de cruzeiro antes de se tornar o quinto homem mais rico da Itália, com uma fortuna avaliada em US$ 7 bilhões, por meio da construção de um império de mídia. Além do Milan, ele foi dono do time de futebol Monza.
Em 1994, se tornou primeiro-ministro da Itália, cargo em que permaneceu por quatro mandatos.
Protagonista de escândalos sexuais e autor de frases polêmicas e preconceituosas, o que fez dele alvo de dezenas de processos, Berlusconi acabou condenado definitivamente apenas em um deles, por fraudes fiscais envolvendo seu império de mídia.
Ao longo da trajetória política, Berlusconi fundou o próprio partido, o Forza Itália – atualmente na coalizão de direita da primeira-ministra Giorgia Meloni.
Além da atual companheira, a deputada Marta Fascina, de 33 anos, Berlusconi deixa cinco filhos, de dois casamentos anteriores, 14 netos e uma bisneta. (Foto: Divulgação)