Motoristas de aplicativos de transportes estão realizando nesta segunda-feira (15) uma paralisação da categoria, com perspectiva de interromper os serviços em todo o país. A manifestação começou no fim da madrugada e deve terminar somente na terça-feira (16). Em Volta Redonda, alguns motoristas desligaram o aplicativo, mas ainda não há informações se eles irão se reunir em algum ponto para protestar.
Os motoristas reivindicam que o valor das corridas seja de ao menos R$ 10 (hoje fica em torno de R$ 6), aumento do valor pago pelo quilômetro rodado e redução do percentual das corridas descontado pelas empresas. De acordo com o Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (SindMobi), o desconto hoje oscila entre 40% a 60%, o que é considerado muito alto pela categoria. O objetivo é que a ‘fatia’ caia.
Reuniões com a Uber e a 99 já foram feitas, mas, por enquanto, a categoria só ouviu negativas. Eles querem ainda a cobrança de um adicional para cada parada solicitada pelo passageiro durante uma corrida. Os profissionais pedem também segurança para trabalhar e fim dos banimentos da plataforma sem justificativa.
A paralisação nacional foi convocada por meio das redes sociais, com participação da Federação dos Motoristas por Aplicativo do Brasil (FEMBRAPP). Com informações do jornal EXTRA.