O castramóvel da Prefeitura de Volta Redonda encerrou a primeira etapa de atendimento nessa terça-feira (2), com a realização de 140 atendimentos gratuitos em cães e gatos durante as três semanas que ficou estacionado na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. Na segunda etapa, o veículo adaptado vai começar a atender nos bairros do município e o Açude é o primeiro local beneficiado com a ação em prol do bem-estar animal.
“A primeira etapa do Castramóvel Volta Redonda foi um sucesso, as famílias ficaram muito satisfeitas com a iniciativa. Agora seguiremos com os atendimentos para os bairros, ficando 15 dias ou mais em cada local, sempre com os agendamentos sendo feitos previamente nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janaina Soledad, lembrando que todos os bairros de Volta Redonda serão comtemplados com o castramóvel e o cronograma completo do projeto será divulgado em breve nas redes sociais da Prefeitura.
As cirurgias no Açude terão início no dia 8 e serão realizadas até 26 de maio, das 8h às 17h. Foram oferecidas 170 vagas de castração, divididas da seguinte forma: 29 (vagas) para cadelas até 10kg; 24 (vagas) para cadelas até 20kg; 46 (vagas) para gatas (fêmea) e 70 (vagas) para gatos ou cães (macho).
O castramóvel foi adquirido pela prefeitura, por meio de licitação com emendas parlamentares do então deputado federal Antônio Furtado e da deputada Soraya Santos. A licitação ocorreu após projeto de lei autorizativo do vereador Paulo Conrado, de reuniões com os vereadores Renan Cury e Paulinho AP.