A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa vai realizar um mutirão para atualização de dados das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal. De janeiro a março deste ano, foram mais de três mil novos registros no CadÚnico para o recebimento do benefício.
Em Barra Mansa são 24 mil famílias inscritas no programa. Para atender determinação do governo federal e preocupada com o bloqueio do benefício para as famílias que dependem do auxílio, o mutirão de atualização cadastral se destina aos que foram notificados.
A primeira etapa da ação será no próximo dia 14 no Cras São Pedro. Segundo a prefeitura, são 3,5 mil famílias com risco de ter o benefício caso não realizem a atualização dos dados.
Serão quase 30 bairros atendidos nesta etapa, contemplando Abelhas I e II, Antonio Rocha, Apóstolo Paulo, Ataulfo de Paiva, Boa Sorte, Cafarnaum, Entanha, Goiabal, Jardim Primavera, Piteiras, Loteamento Chinês, Jardim América, Jardim Marajoara, Jardim Marilu, Monte Cristo I e II, Nova Esperança, Presidente Dutra, Roselândia I e II, Santa Clara, Santa Helena, Santa Lúcia, São Luiz I e II, São Pedro e Vila Independência.
A ação será realizada em todos os seis Cras da cidade em datas que ainda serão divulgadas. As famílias que necessitam atualizar seu cadastro estão recebendo, desde o final de 2022, notificações pelo aplicativo “Caixa Tem” ou pelos extratos bancários no ato de saque do benefício.
O objetivo do mutirão é garantir a continuidade do programa a todos os cadastrados. Para isso, um responsável familiar deve comparecer na ação portando documento de todos os membros da família e comprovantes de renda e de residência. Para os menores de 18 anos é necessário levar declaração escolar e caderneta de vacinação atualizada.
“Queremos que as 3,5 mil famílias que precisam alterar ou não seus dados consigam concluir com sucesso essa atualização e não percam seus benefícios”, disse o secretário Fanuel Fernandes. (Foto: Divulgação / Chico de Assis)