Barra Mansa registrou na sexta-feira (10) um volume de chuva quase 50% maio do que estava previsto. Em cerca de duas horas, o índice pluviométrico na cidade chegou a 94mm, quando a previsão era de 50mm. O dado foi divulgado pelo coordenador da Defesa Civil municipal, João Vitor Ramos. “Foi muito acima do previsto”, afirmou o coordenador.
Até o momento desta publicação, a Defesa Civil tinha sido notificada de 12 pontos de alagamentos na cidade, aos menos 15 deslizamentos de terra e três vias bloqueadas, no Verbo Divino, Abelhas e Presidente Kennedy. Também tinham sido registradas cinco quedas de árvores.
As chuvas ocasionaram também a interrupção do atendimento de emergência da Defesa Civil pelo telefone 199m por falta de energia. A orientação de João Vitor é para que as pessoas recorram à Defesa Civil pelo WhatsApp 98121-3427. Ele disse que as equipes seguiriam de agora à noite atendendo às ocorrências.
No bairro Nove de Abril, um córrego transbordou, alegando casas e estabelecimentos comerciais de ruas próximas. Até o momento desta publicação, não havia informações sobre desabrigados ou desalojados.
A chuva em Barra Mansa teve início por volta das 16 horas, provocando o alagamento das principais ligações da cidade com Volta Redonda, pela Via Sérgio Braga (margem direita do Rio Paraíba do Sul) e Avenida Presidente Kennedy (margem esquerda). Na Sérgio Braga, o alagamento próximo ao Sest-Senat, na Barbará, interrompeu o trânsito nos dois sentidos. Motoristas e motociclistas procuraram se abrigar no pátio de um posto de combustíveis. O Sest-Senat, por sinal, chegou a ser invadido pela água.