Defesa Civil de Barra Mansa divulgou nesta segunda-feira (27) o balanço de ocorrências do último fim de semana. Com mais de 130mm de chuva, foram 40 casos registrados no total, sendo 22 deslizamentos de terra, 10 interdições de imóveis, quatro estradas obstruídas, duas quedas de muro e duas quedas de árvore. Os bairros mais atingidos foram Vila Nova, Água Comprida, Vista Alegre, Siderlândia, Colônia, Perimetral e o distrito de Floriano.
Para realizar os trabalhos de recuperação e vistoria dos locais, a Defesa Civil está tendo o auxílio das secretarias de Ordem Pública, Manutenção Urbana, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Rural, Administração e Assistência Social, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM). De acordo com as equipes, os 10 imóveis que foram interditados sofreram diversos abalos em sua estrutura, prejudicando a segurança dos moradores. Todos os atingidos foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Assistência Social estão abrigados por parentes.
O temporal também causou prejuízos a quatro estradas e ruas do município: as estradas Floriano-Rialto; Santa Rita- Vila Nova e a Rua Osório Gomes de Brito, que já foram desobstruídas. Somente a Rua Francisca Rosa, na Vila Coringa, ainda passava por processo de recuperação, com previsão de ser liberada até o final desta segunda.
“Esta época do ano é muito complicada por conta do alto índice de chuvas e das consequências que elas trazem para alguns bairros. Estamos sempre atentos e em estado de alerta para atender a população”, destacou o coordenador. “Infelizmente, a chuva abalou a estrutura de mais 10 casas neste fim de semana, ocasionando na interdição. Todos os moradores afetados foram levados à Secretaria de Assistência Social, onde terão abrigo e todo amparo possível neste momento difícil”, acrescentou João Vitor.
O órgão divulgou que a previsão para os próximos dias no município é de chuvas de moderadas a fortes. Em caso de emergência ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil de Barra Mansa pode ser feito pelos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427. (Foto: Divulgação)