As chuvas dos últimos dias na região pioraram ainda mais as condições de um trecho que está desmoronando na RJ-153, entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, e Santa Isabel, em Valença. Fotos encaminhadas ao site nesta sexta-feira (10) mostram que o ponto de desmoronamento, no km 23, está extremamente perigoso, sendo arriscada até mesmo a passagem de veículos de pequeno porte.
O jornal pediu informações ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) na manhã desta sexta, mas não obteve resposta até a publicação desta nota. Se for enviada, será acrescida ao texto. Já a Defesa Civil de Barra Mansa admitiu que deve ocorrer a interdição, após análise de seus técnicos.
O terreno cedeu no início deste ano, ocasião em que tanto a Defesa Civil de Barra Mansa quanto técnicos do DER-RJ estiveram no local fazendo uma avaliação. O piso desmoronou, levando parte da pista, devido à grande quantidade de água que desceu de uma encosta, que não foi suportada pelo manilhamento. O trânsito de veículos pesados já está proibido no trecho desde o dia 5 do mês passado.
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural recomendam que os condutores passem por Rancho Grande, saindo em Quatis e tendo acesso à Rodovia Presidente Dutra, ou por Valença, saindo em Barra do Piraí. (Fotos: Thiago Moreira)