O juiz da 1ª Vara Criminal de Barra Mansa, Raphael Jorge de Castilho Barilli, revogou a prisão preventiva do ex-vereador José Renato de Oliveira, o Renatinho, suspeito de envolvimento no assassinato de seu ex-assessor Roberto Soares Teles, o “Didio”. O crime foi no dia 12 de fevereiro de 2020, na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no Jardim Boa Vista. A vítima chegou a ser socorrida na Santa Casa de Barra Mansa, mas não resistiu.
Policial militar reformado, Renatinho foi preso preventivamente, em sua casa, no Verbo Divino, no dia 17 de março do ano passado. Ele estava no BEP (Batalhão Especial Prisional), no bairro Fonseca, na cidade de Niiterói. Ao concordar com o pedido da defesa do ex-vereador, o magistrado citou, em sua decisão, que, mesmo considerando “a gravidade do delito, sua repercussão social e a presença de indícios da prática delitiva”, a libertação do ex-vereador não apresenta risco ao processo. “Isso porque o réu encontra-se preso a (sic) longo tempo, já estando encerrada a instrução atinente à primeira fase do júri, razão pela qual sua colocação em liberdade não é capaz de, por si só, ensejar risco à efetividade processual”. O Ministério Público não se opôs à libertação.
O juiz estabeleceu medidas cautelares para atender ao pedido da defesa, entre as quais comparecimento bimestral em juízo para justificar suas atividades; proibição de aproximação e contato, por qualquer meio, com as testemunhas do processo e a família da vítima e proibição de ausentar-se da comarca, por mais de cinco dias, sem autorização judicial. (Foto: A Voz da Cidade)