Quatro dias de um mergulho na cultura francesa. Será assim a Semana da Língua Francesa, que tem início nesta quarta-feira (26) e vai até sábado (29) em Volta Redonda. O evento gratuito ocorre em parceria entre a prefeitura, a Secretaria de Estado de Educação e a Embaixada da França no Brasil. As atividades buscam divulgar a implantação na cidade, a partir do ano que vem, da Escola Intercultural Brasil-França, unidade de ensino público estadual em tempo integral, com aulas de francês e parte das disciplinas ministradas também no idioma estrangeiro.
A Semana da Língua Francesa contará com uma série de atividades culturais, como a entrega de livros franceses doados pela embaixada da França à Biblioteca Municipal Raul de Leoni, local que vai abrigar a exposição “La Maison de Clarice”, que acontece pela primeira vez fora da capital fluminense e iniciando um ciclo de exibições pelo Brasil. Haverá ainda a exibição de filmes franceses inéditos no país, com sua primeira exibição em uma sala de cinema brasileira, no Cine Show Volta Redonda, na Vila Santa Cecília.
A abertura contará com a assinatura do acordo de cooperação para a instalação da Escola Intercultural Brasil-França e com a presença do cônsul-geral da França no Rio, Gérard Maréchal, e o adido de cooperação para a língua francesa do Consulado Geral da França no Rio, Serge Borg.
“Será uma honra receber em Volta Redonda os representantes da Embaixada da França no Brasil para a Semana da Língua Francesa. Esta será uma oportunidade para estreitar os laços com o país e trazer para a nossa cidade mais projetos, além da Escola Intercultural, que já iniciará em 2023”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Roda de conversa – De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Isabela Penna, haverá rodas de conversa com os alunos do Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, do município de Niterói, e do Ciep 100 São Francisco de Assis, de Mesquita, que já funcionam como escolas interculturais Brasil-França.
“Os alunos do 9º ano dos colégios Getúlio Vargas, Themis de Almeida Vieira, Jiulio Caruso e Wandir de Carvalho serão convidados a participar dessas rodas de conversas. Espera-se que, com o evento, a população, principalmente os jovens, se sinta mais interessada pela cultura e o idioma francês. E que esse interesse se desdobre em vontade de estudar na escola intercultural que, além da cultura francesa, será voltada para a sustentabilidade”, disse Isabela Penna.
A Escola Intercultural de Volta Redonda ficará no Colégio Estadual Piauí, no bairro Ponte Alta. As matrículas serão abertas a partir de 17 de novembro. Poderão ingressar na unidade estudantes que estejam concluindo o 9º ano do ensino fundamental. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)