A partir do próximo dia 1º de setembro, os idosos acima de 65 anos de Barra Mansa vão ter que apresentar o cartão de bilhetagem eletrônica para ter direito à gratuidade no transporte público municipal. O aviso foi afixado nos ônibus de linhas urbanas nesta segunda-feira (22).
Até agora, bastava a esta faixa do público apresentar o documento de identidade para ter o direito de andar de ônibus sem o pagamento da tarifa. A exigência do cartão de gratuidade chegou a ser levada à Justiça pelo Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros). Embora a decisão favorável tenha sido obtida há cerca de três anos – o processo transitou em julgado (ou seja, não cabe mais recurso) – só agora a medida está sendo implantada.
Com o cartão, os idosos estarão dispensados da apresentação da carteira de identidade, segundo informou o Sindpass. A entidade explicou que os idosos deverão comparecer à sua sede, na Rua Benedita Helena de Lima para requerer o cartão, que é gratuito. No caso de idosos residentes fora da cidade, a informação do Sindpass é que será necessário que eles façam um cadastro prévio, mas ainda não foi informado sobre como este procedimento vai funcionar.