A sede da Secretaria de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda foi inaugurada nesta sexta-feira (29), na Ilha São João. O local, que já abrigava a Central de Atendimento Único (CAU) e o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), passou por uma readequação, ganhando salas remodeladas, móveis e computadores novos. O prédio recebeu o nome de Luiz Carlos Monteiro Barbosa e o auditório foi batizado com o nome de Nancy Andrea de Mattos Barbosa, em homenagem póstuma aos pais do secretário Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto e de outros secretários municipais e vereadores, além de representantes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil e Defesa Civil Municipal.
Neto foi homenageado, recebendo uma camisa da equipe da Semop com a inscrição “01”, jargão policial usado para se referir ao comandante. O prefeito, por sinal, disse não ter dúvidas de que o secretário – tenente-coronel da Polícia Militar – ainda será comandante da PM.
Luiz Henrique agradeceu a homenagem feita a seus pais. “Falar deles é muito difícil, se sou policial é graças a eles. Me perguntaram qual a relação deles com Volta Redonda e posso dizer que eles colecionavam todos os jornais da cidade. Ficavam felizes com as vitórias de Volta Redonda e se entristeciam com as derrotas. Hoje, eles estarão presentes em meu coração, meus pensamentos e todos os dias comigo em Volta Redonda”.
Trajetória – Luiz Henrique Monteiro Barbosa falou sobre sua trajetória na cidade, passando pelo comando da Guarda Municipal, em 2009, até chegar ao posto de titular da Semop, criada em dezembro de 2021.
“Nós fomos pioneiros na integração entre as forças de segurança quando fui comandante da Guarda Municipal, com a criação do Ciosp e de diversos avanços. Deixamos o governo em 2016, com vários resultados positivos alcançados, mas na volta do prefeito Neto recebemos uma cidade destruída. E mais difícil que construir é reconstruir. Mas tenho certeza que vamos recuperar este tempo perdido. Em sete meses de trabalho, implementamos a poda de árvores para aumentar a segurança nas vias públicas; Unidade de Guarda Comunitária (UGC); Cidade Monitorada; e as Patrulhas Escolar, Maria da Penha e de Proteção ao Idoso”, destacou Luiz Henrique.
O secretário frisou que Volta Redonda já conta com o programa estadual “Segurança Presente”, com reforço policial de 20 homens nas áreas comerciais da cidade; o Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) com 44 militares e 700 novas câmeras de monitoramento que serão instaladas no município.
“Nós estamos terminando os últimos detalhes para que Volta Redonda receba, em breve, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), aumentando o policiamento nas regiões do Retiro e Aterrado. Já as câmeras ficarão à disposição das forças de segurança e iniciativa privada. Agradeço ao prefeito Neto que acreditou no nosso projeto, porque ele entende que segurança pública é qualidade de vida à população”, concluiu. (Fotos: Geraldo Gonçalves)