A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta sexta-feira (1º) os resultados da operação “Criança Segura”, realizada entre a última segunda-feira (27) e quinta-feira (30) de fiscalização do transporte escolar em Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty de veículos escolares que transportam estudantes para as três cidades interligadas pela BR-1901 (Rio-Santos). A operação ocorreu nos bairros de Muriqui, Sahy, Jacuecanga, Bracuí e Frade.
Foram fiscalizados, no total, 30 veículos escolares. A PRF emitiu 53 autos de infração, realizou 21 testes de alcoolemia e recolheu 12 CRLVs (Certificados de Licenciamento de Veículos).
As infrações mais comuns foram a falta de vistoria semestral e de autorização para condução de escolares, emitida pelo Detran; dispositivo para visão indireta, como espelhos retrovisores e câmeras-monitoras, entre outros dispositivos requisitados.
Segundo a PRF, a operação teve como objetivo a fiscalização e conscientização da sociedade do transporte escolar seguro, uma vez que os veículos transportam crianças e adolescentes que, em sua maioria, só têm este meio para chegar à escola e acabam se submetendo a riscos. (Foto: PRF)