A Secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda, através da Guarda Municipal (GMVR), e a Polícia Militar passarão a fazer rondas no Cemitério Bom Jardim Izidório Ribeiro, mais conhecido como cemitério do Retiro. A medida foi acertada na manhã desta terça-feira (28) numa visita ao cemitério do secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa, acompanhado de representantes do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar); do comandante da GMVR, inspetor João Batista dos Reis, e de integrantes de outras pastas do governo municipal, como a Secretaria de Meio Ambiente, o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e a Defesa Civil.
A decisão foi tomada depois que, na segunda-feira (27), o apresentador Tico Balanço, do programa “Fala, Cidade”, da Rádio Cidade do Aço, levou ao ar informações de ouvintes dando conta de que a parte alta do cemitério, sobretudo nos finais de semana, é ocupada por pessoas para o consumo de drogas, bebidas e, muitas das vezes, com carros com som em alto volume mesmo durante o dia e com sepultamentos sendo realizados, criando constrangimentos para quem vaio se despedir de um parente ou conhecido.
“Vamos fazer as rondas e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para que só tenham acesso às áreas onde ficam as sepulturas daqueles que vêm para os sepultamentos ou visitar os túmulos. Será estudada uma forma de dificultar o acesso pelas adjacências do cemitério”, disse Luiz Henrique.
O cemitério do Retiro ocupa uma área de cerca de nove hectares de terra e tem mais de 17 mil sepulturas, incluindo as de concessões para famílias e as rotativas. (Foto: Divulgação)