O homem assassinado na noite do domingo (19) no bairro Aterrado, em Volta Redonda, foi identificado como Gilberto Mendonça Amâncio, de 33 anos. Em setembro de 2020, ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia, dizendo estar sendo vítima de uma notícia falsa (Fake News) numa rede social, como se tivesse tentado estuprar uma criança. Gilberto, na ocasião, procurou diversos veículos de comunicação, entre os quais o INFORMA CIDADE, para expor o receio que estava passando, dizendo estar com medo de ir para o trabalho, na CSN.
Até o momento desta publicação, a Polícia Civil não tinha suspeitos do crime, mas já dispõe de imagens que podem ajudar nas investigações. Uma câmera registrou o crime. As imagens mostram Gilberto chegando de carro, um Corsa branco, ao estacionamento de uma drogaria localizada na esquina da Rua Jaime Pantaleão de Moraes com a Avenida Paulo de Frontin. Um homem chegou a conferir se ele ainda estava dentro do estabelecimento e, ao perceber que sim, voltou ao ponto de ônibus de onde havia saído.
Ao sair da drogaria, o mesmo homem se aproximou de Gilberto e começou a atirar. Mesmo ferida, a vítima tentou correr, atravessando a avenida ao mesmo tempo em que levava outros tiros, caindo morto em frente a um hortifrúti.
O assassino fugiu novamente em direção ao ponto de ônibus, saindo da visão das câmeras. Populares informaram que ele estaria tendo a cobertura de outro criminoso, que o aguardava para dar fuga numa motocicleta.