Vacinas contra a Covid-19 estão começando a ser ofertadas por clínicas particulares do país. Até agora, a imunização contra a doença, que já vitimou mais de 600 mil pessoas desde o início da pandemia, tem sido feita apenas em unidade públicas de saúde. As primeiras vacinas a serem comercializadas devem ser do laboratório Astrazeneca.
Ao Valor Econômico, a assessoria do laboratório afirmou na segunda-feira que as primeiras doses devem ser entregues às clínicas até esta terça-feira. A disponibilização do produto ao público final vai ficar a cargo de cada clínica que comprar o imunizante. As primeiras doses da vacina da AstraZeneca estão para chegar à clínicas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte.
O preço a ser cobrado pela vacina da AstraZeneca vai variar de clínica para clínica, mas a Abcvac estima que deverá ficar entre R$ 300 e R$ 350. As vacinas contra covid continuam sendo distribuídas gratuitamente pela rede pública de saúde. Um aspecto que pode levar clientes de clínicas a pagarem pela vacina é que nas clínicas eles não estarão limitados às regras da rede pública.
As vacinas que estão sendo negociadas com a AstraZeneca serão importadas e não serão as doses que são fabricadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o laboratório europeu.